The Commoditization Phenomenon (EN)

PREFACE

Long-term innovation strategy is essential for capital-intensive based companies, where investments recurrence takes place in a short period of time, demanding business plans preparation with many senior managers’ requests and meetings for final approval. This investment approval process is long and it’s not simple, and it can affect the long-term strategy of the company and economic results (net pretax income). The process requires not just spending time to prepare a robust investment plan, but also requires managers to have technical skills regarding new technologies that are available in the market and compare what is available inside the company to make the right decision, knowing that the outsourcing decision of firms’ core competences is extremely relevant to achieve a long-term sustainable result for the company.

Outsourcing a core competence can reduce capital investment and improve business’s competitive advantage. The commoditization phenomenon coupled with the need for cost reduction, are signs that a core competence must be considered to be outsourced. This research proposes a model to represent and monitor the commoditization process for core competences. This study also proposes a new conceptual framework that evaluates the commoditization level for a any core competence, by using following four dimensions:

  • industry stability
  • product homogeneity
  • price sensitivity
  • and low-switching cost (low cost when switching production sources)

The second part of this research is a real case study. It proposes a solution to a current outsourcing decision problem that the company BAT Automotive (fictitious name) is recently facing. It is a make or buy decision problem, and it involves a major manufacturing process – called Hydro-Forming process (HYF). The conclusion of the case study is that the HYF process wasn’t considered a commodity, and it shouldn’t be outsourced at the time of this study (2010).

The Commoditization Phenomenon (PT-BR)

PREFÁCIO

A estratégia de inovação de longo prazo é essencial para empresas com investimento intensivo, onde a recorrência dos investimentos ocorre em um curto período de tempo, exigindo a preparação de planos de negócios com solicitações de muitos gerentes seniores e reuniões para aprovação final. Este processo de aprovação de investimento é longo e não é simples, e pode afetar a estratégia de longo prazo da empresa e os resultados econômicos (lucro líquido antes dos impostos). O processo exige não apenas despender tempo na elaboração de um plano de investimento robusto, mas também exige que os gestores tenham habilidades técnicas sobre as novas tecnologias que estão disponíveis no mercado e compare com o que está disponível dentro da empresa para tomar a decisão certa, sabendo que a decisão de terceirizar as competências essenciais das empresas é extremamente relevante para alcançar um resultado sustentável de longo prazo.

Terceirizar uma competência essencial pode reduzir o investimento de capital e aumentar a vantagem competitiva da organização. O fenômeno da comoditização, aliado à necessidade de redução de custos, são indícios de que uma competência essencial deve ser uma candidata a ser terceirizada. Esta pesquisa aqui apresentada, propõe um modelo para representar e monitorar o processo de comoditização de competências essenciais de qualquer tipo de organização. Este estudo também propõe uma nova estrutura conceitual que avalia o nível de comoditização para qualquer competência central, usando as seguintes quatro dimensões:

  • estabilidade da indústria
  • homogeneidade do produto
  • sensibilidade ao preço
  • e baixo custo de troca (baixo custo ao trocar de fontes de produção)

A segunda parte desta pesquisa é um estudo de caso real que propõe uma solução para um problema atual de decisão de terceirização que a empresa BAT Automotive (empresa real com nome fictício) está enfrentando recentemente. É um problema de decisão de “fazer ou comprar” e envolve um importante processo de manufatura para peças feitas de aço ou alumínio, chamado Hydro-Forming (HYF). A conclusão do estudo de caso é que o processo de HYF não pode ser considerado uma commodity neste momento, e não deveria ser terceirizado por ainda ser estratégico para a empresa BAT. Esta conclusão foi obtida no ano de 2010.

Life Cycle Cost For Complex Systems (EN)

PREFACE

The objective of this study is to integrate the main elements of logistics in the cost analysis of complex systems active life cycle, which includes system procurement, operation, maintenance, and retirement – to support the system procurement strategy.

This study starts presenting in Chapter 2 some principles and quantitative logistics measures, which is extended in Chapter 3 and Chapter 4. Chapter 3 presents the integration of logistics’ main functions in the system life cycle. Chapter 4 presents a cost analysis process for the system life cycle. Chapter 5 proposes: (i) A breakdown structure for cost analysis, that includes: procurement, operation, maintenance, and retirement (phase-out) for any complex system, and each main activity is then subdivided in several sub-activities; (ii) Cost category models to calculate the cost of all activities (i.e., labor, utility, support equipment, consumable material and spare/repair parts, support tools, material/equipment for personnel, facility, and computer software). The breakdown structure and the cost category models can be modified to each particular case (any complex system). Then a complete cost model for the active life cycle of complex systems is proposed in Chapter 6. The objective of the cost model is to determine the system operation time, preventive maintenance time, corrective maintenance time, and overhauling time. Chapter 7 presents a heuristic discounted total cost model. The model includes equations that are basically a function of operation time, preventive maintenance time, corrective maintenance time, and overhaul time. Chapter 8 presents a numerical example that considers three complex systems from different suppliers. A utility analysis is performed to select the system that satisfies three criteria, i.e.: (i) system accumulative cost; (ii) system up time; and (iii) high quality operation. Although system A has the second lowest accumulative cost (system C has the lowest), the utility analysis result shows that system A is the best choice. The actual total life cycle cost for system A and C are available. For system A, the actual total active life cycle cost is about US$ 4,500,000. Using our cost analysis, the total active life cycle cost was found to be US$ 5,051,335. The difference error is about 12%. For system C, the actual total active life cycle cost is about US$ 4,260,000. Using our cost analysis, the total active life cycle cost was found to be US$ 4,901,211. The difference error is about 15%. The results can be improved if we add further lower-level activities, decreasing the error by 5%.

At first, the proposed cost analysis may seem time consuming, but if a software (e.g., Visual Basic, Visual C++) and/or a spreadsheet is constructed, then time to perform the complete analysis can be greatly reduced. As future analysis is required the program/spreadsheet can be easily reused. For the example in Chapter 8 a spreadsheet was used and the total time to perform the cost analysis, for three different systems, was: (i) Construction of input/output spreadsheet: 20 hours (2.5 working days); (ii) Data input for each system: 8 hours (1 working day).

The total time is about 44 hours, or 5.5 working days. This time can still be improved.

Life Cycle Cost For Complex Systems (PT-BR)

PREFÁCIO

O objetivo deste estudo é integrar os principais elementos de logística na análise de custos do ciclo de vida ativo de sistemas complexos, que inclui aquisição, operação, manutenção e descarte do sistema – para apoiar a estratégia do processo de aquisição do sistema.

Este estudo começa apresentando no Capítulo 2 alguns princípios e medidas quantitativas de logística, que é estendido no Capítulo 3 e 4. O Capítulo 3 apresenta a integração das principais funções da logística no ciclo de vida de sistemas complexos. O Capítulo 4 apresenta um processo de análise de custos para o ciclo de vida do sistema. O Capítulo 5 propõe: (i) Uma estrutura analítica para análise de custos, que inclui: aquisição, operação, manutenção e descarte (eliminação progressiva) de qualquer sistema complexo, e cada atividade principal é então subdividida em várias subatividades; (ii) Modelos matemáticos de categoria de custo para calcular o custo de todas as atividades (ou seja, mão de obra, utilidade, equipamento de suporte, material consumível e peças de reposição / reparo, ferramentas de suporte, material / equipamento para pessoal, instalações e software de computador). A estrutura analítica e os modelos matemáticos de categoria de custo podem ser modificados para cada caso particular (para qualquer sistema complexo). Em seguida, um modelo de custo completo para o ciclo de vida ativo de sistemas complexos é proposto no Capítulo 6. O objetivo do modelo de custo é determinar o tempo de operação do sistema, o tempo de manutenção preventiva, o tempo de manutenção corretiva e o tempo de revisão. O Capítulo 7 apresenta um modelo heurístico de custo total descontado no tempo. O modelo inclui equações que são basicamente uma função do tempo de operação, tempo de manutenção preventiva, tempo de manutenção corretiva e tempo de revisão. O Capítulo 8 apresenta um exemplo numérico que considera três sistemas complexos de diferentes fornecedores. Uma análise de utilidade é realizada para selecionar o sistema que satisfaz três critérios, como segue: (i) custo acumulativo do sistema; (ii) tempo de atividade do sistema; e (iii) operação de alta qualidade. Embora o sistema A tenha o segundo menor custo acumulativo (o sistema C tem o menor), o resultado da análise da utilidade mostra que o sistema A é a melhor escolha. O custo total do ciclo de vida real para os sistemas A e C estão disponíveis. Para o sistema A, o custo total real do ciclo de vida ativo é de cerca de US $ 4.500.000. Usando nossa análise de custo, o custo total do ciclo de vida ativo foi de US $ 5.051.335. A diferença/erro é de cerca de 12%. Para o sistema C, o custo total real do ciclo de vida ativo é de cerca de US $ 4.260.000. Usando nossa análise de custo, o custo total do ciclo de vida ativo foi determinado em US $ 4.901.211. O diferença/erro é de cerca de 15%. Os resultados podem ser melhorados se adicionarmos outras atividades de nível inferior, diminuindo o erro em 5%.

No início, a análise de custo proposta pode parecer demorada, mas se um software e / ou uma planilha for desenvolvido, o tempo para realizar a análise completa pode ser reduzido. Como uma análise futura é necessária, o programa / planilha pode ser facilmente reutilizado. Para o exemplo do Capítulo 8 foi utilizada uma planilha e o tempo total para realizar a análise de custos, para três sistemas diferentes, foi: (i) Construção da planilha de entrada / saída: 20 horas (2,5 dias úteis); (ii) Entrada de dados para cada sistema: 8 horas (1 dia útil).

O tempo total é de cerca de 44 horas, ou 5,5 dias úteis. Este tempo ainda pode ser melhorado.

Fundada em 2013 por Ney Vasconcellos, engenheiro e mestre em administração, com passagem por Harvard, MIT, UNICAMP e FGV, e forte experiência de gestão em empresas familiares e multinacionais no Brasil, EUA, Alemanha e Japão. 

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